Durante o ato de apresentação do selo e do Disque Direitos Humanos (Disque 100), a ministra, Maria do Rosário enfatizou a necessidade do envolvimento de todos os setores da sociedade para o enfrentamento do preconceito. “Estamos aqui lançando não só um selo, mas juntos assumindo um compromisso para que o Brasil seja um território livre da homofobia”, disse.
A ministra também explicou aos presentes como se dará o sistema de atendimento pelo telefone, um serviço gratuito e 24 horas por dia, sete dias por semana. “Trata-se de um serviço de acolhida, para que o denunciante seja, antes de tudo, respeitado. Não se trata só de um atendimento telefônico, mas de um canal de recebimento de denúncias para que possamos agir para enfrentar a violência homofóbica. O Estado brasileiro não tolera o preconceito”, enfatizou.
O Grupo @BastaHomofobia parabeniza este ato e pede a todos os LGBTs que denunciem os casos de homofobia no disque 100 e acompanhem os procedimentos legais perante os agressores. De nada adianta um procedimento a nosso favor, se não nos utilizamos dele nos momentos de homofobia. Vamos fazer valer os nossos direitos e construir, de fato, um Brasil sem homofobia.